Sobre o Exame de Proficiência Internacional para Profissionais de Acupuntura-Moxabustão
I. Visão Geral do Exame Internacional de Proficiência para Profissionais de Acupuntura-Moxabustão
A Federação Mundial das Sociedades de Acupuntura-Moxabustão (WFAS) foi fundada em 1987, com sede em Pequim, China. É uma união internacional de associações de acupuntura-moxabustão fundada sob a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS). relações oficiais não-governamentais com a OMS. Em 2010, foi admitido no Comitê Técnico de Medicina Tradicional Chinesa da Organização Internacional de Normalização (ISO/TC 249) como Organização de Ligação de Categoria A. Atualmente, possui 232 sociedades membros de 60 países e regiões.
O Comitê do Teste Internacional de Proficiência da WFAS para Acupuntura-Moxabustão foi criado em 1997. O exame visa autenticar as capacidades dos profissionais de acupuntura. Em conformidade com as Diretrizes sobre treinamento básico e segurança em acupuntura emitidas pela OMS, ele incentiva a educação sistemática ou treinamento em acupuntura – praticantes de movimento e organiza o teste de proficiência profissional – testando e refletindo objetivamente a proficiência profissional de praticantes internacionais de moxabustão e acupuntura, o objetivo é melhorar a capacidade profissional dos praticantes e promover o ensino padrão de moxabustão e acupuntura, levando prevenção de doenças e promoção da saúde a humanidade.
Até o ano de 2019, o WFAS lançou o exame de proficiência em muitos países e regiões como Coréia do Sul, Brasil, França, Bélgica, Suíça, Japão, Espanha e assim por diante. Existem milhares de examinandos que participaram do teste.
Desde 2018, o Centro de Treinamento em Medicina Tradicional de Pequim da WFAS e o Centro Mundial de Acupuntura da TCM, apoiados pela WFAS e pela Associação Chinesa de Acupuntura-Moxabustão, estabelecem a marca de “Educação da WFAS” e aumentam o impacto internacional na educação em acupuntura-moxabustão.
II. Temas do Exame
1. Fundamentos de acupuntura e moxabustão 1.
Inclui teorias básicas da medicina chinesa, diagnóstico da medicina chinesa e meridianos.
2. Fundamentos de acupuntura e moxabustão 2.
Inclui pontos de acupuntura e técnicas de acupuntura e moxabustão.
3. Terapêutica da Acupuntura e Moxabustão.
4. Anatomia do corpo humano.
5. Habilidades de prática clínica.
lll. Requisitos de aplicação do exame de proficiência internacional para praticantes de acupuntura-moxabustão.
Documento de identidade (cópias duplicadas de identidade ou passaporte), certificados de educação e outros materiais relacionados devem ser enviados junto com o formulário de inscrição.
O exame de Proficiência Internacional para Profissionais de Acupuntura-Moxabustão será concedido para participar se você tiver alguma das seguintes condições:
1. Graduados de universidades ou faculdades de programas de TCM em tempo integral ou de acupuntura-moxabustão (com pelo menos um ano de experiência clínica para aqueles que se formaram no programa de cinco anos ou pelo menos três anos de experiência clínica durante para aqueles que se formaram de três programa anual) com certificados válidos de educação e prática clínica.
2. Graduados da universidade de medicina em tempo integral (para mais de três anos de educação, com licença médica, com pelo menos 500 horas de treinamento em acupuntura-moxabustão e pelo menos um ano de experiência clínica) com certificados válidos de educação e clínica prática.
3. Estudaram em vários cursos de treinamento realizados por universidades médicas, sociedades acadêmicas ou associações de MTC ou acupuntura-moxabustão por pelo menos 1000 horas, com pelo menos dois anos de experiência clínica em acupuntura-moxabustão e certificados válidos de educação e prática clínica.
4. Estudaram acupuntura-moxabustão como aprendiz por dois anos ou mais e têm pelo menos um ano de experiência clínica em acupuntura-moxabustão com certificados válidos de educação e prática clínica e a cópia duplicada da licença médica do tutor. As pessoas que atendam a uma das condições acima pode se inscrever no teste.
Procedimentos de Inscrição para Teste de Proficiência Internacional para Profissionais de Acupuntura-Moxabustão
1. Os candidatos precisam preencher o formulário de inscrição para o Teste de Proficiência Internacional para Profissionais de Acupuntura-Moxabustão. Enviar os documentos solicitados como: declaração de certificação (incluindo carteira de identidade / passaporte, certificação educacional, certificação de prática clínica, etc.) Após verificação de conformidade, é gerado um código e enviado ao interessado, este código dá acesso a efetivar o pagamento e realizar a prova.
2. Os examinandos que participaram do teste, mas que não obtiveram o certificado devido à reprovação em um assunto ou em vários, podem se inscrever para o exame de repescagem dentro de 2 anos (dois anos e deve ser pelo menos um mês após o último teste realizado), mediante pagamento de taxa no valor de R$ 1.070,00 (hum mil e setenta reais), após 2 anos, este termo é inaplicável, e o interessado deverá efetuar uma nova inscrição. As regras de inscrição para o exame de repescagem são as mesmas do item 1.
VI – Taxas e idiomas para o teste internacional de proficiência para praticantes de acupuntura-moxabustão
1. O valor do exame para cada inscrito é de R$ 10.700,00 (dez mil e setecentos reais);
2. Idioma para exame: Português.
VII – Sobre a Avaliação
1. O exame contará com um total de 100 exercícios de múltipla escolha, com tempo de 120 minutos (cento e vinte minutos) de resposta para o total do exame (temporizador programado).
2. Cada questão respondida em forma correta terá o valor de um (01) ponto, sendo necessário atingir um mínimo de setenta (70) pontos para aprovação no exame.
3. Uma vez concluído o exame, a sua prova será avaliada pelo comitê WFAS Beijing, China, com o prazo de 30 (trinta) dias para confirmação dos resultados.
VIII – Certificados e transcrições para o teste de proficiência internacional para praticantes de acupuntura-moxabustão.
1. O certificado e a transcrição correspondentes serão entregues àqueles que participaram do teste, após avaliação do comitê WFAS e tenham alcançado os resultados exigidos.
2. Somente a transcrição e não o certificado serão entregues àqueles que participaram do teste, mas falharam em alcançar os resultados exigidos.
IX – Informações da Autenticação para o Certificado de Teste de Proficiência Internacional para Profissionais de Acupuntura-Moxabustão
A WFAS oferecerá aos examinandos elegíveis um certificado notarial em inglês, que entrará em vigor na data de emissão. Os examinadores da China continental precisam fornecer cópias duplicadas do cartão de identificação e os de outros países / regiões fornecer as cópias duplicadas. Se outro idioma, além do inglês, for necessário para o certificado notarial, anote no e-mail para solicitar no teste.
Se o certificado notarial for usado nos países / regiões fora da China continental e precisar ser autenticado, ele deverá ser autenticado pelo Ministério das Relações Exteriores da República Popular da China ou por qualquer instituição autorizada e pela embaixada ou consulado relevante na China o certificado WFAS com autenticação dupla receberá uma aceitação maior Internacionalmente.
O termo “autenticação dupla” refere que o documento emitido por um notário de um país, antes de ser usado em outro país, seja certificado pelos dois países (a menos que existam termos de isenção unilateral da certificação consular ou qualquer acordo relevante entre os dois países Por exemplo, antes de usar no Brasil o certificado notarial emitido por um cartório da China, ele deve ser autenticado pelo Departamento Consular do Ministério das Relações Exteriores da China ou por qualquer escritório de assuntos externos autorizado nos níveis de província, região autônoma ou município e a Embaixada da República Federativa do Brasil na China (os certificados notariais emitidos em Xangai, Jiangsu e Zhejiang precisam ser autenticados no Consulado Geral da República Federativa do Brasil em Xangai, enquanto os emitidos em outras províncias, regiões autônomas e os municípios precisam ser autenticados na Embaixada da República Federativa do Brasil em Pequim). Como o certificado internacional emitido no Brasil é usado na China, ele precisa de autenticação do Ministério das Relações Exteriores da República Federativa do Brasil e da Embaixada ou Consulado Geral da República Popular da China no Brasil.
Em suma, a autenticação dupla é referida à certificação pelo Ministério das Relações Exteriores e pela Embaixada. Alguns países exigem essa autenticação, enquanto outros, como Madagascar, Tanzânia, Uganda, Hungria, Romênia e Lituânia, precisam apenas da autenticação do Ministério das Relações Exteriores.
Para realizar o teste, é necessário o envio dos documentos solicitados acima no formato digital, em anexo na ficha de inscrição e aguardar aprovação.
Detalhes do Curso
- Leituras 0
- Quizzes 3
- Duração 30 weeks
- Nível de Habilidade Expert
- Linguagem Português
- Alunos 1
- Critérios de avaliação Sim